quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Configurando Graficamente o XPlane 10

Olá Comandantes,


Resolvi criar um pequeno tutorial para que o iniciante do XPlane 10 possa configurar  o simulador de modo a obter a melhor performance possível, balanceando as opções gráficas para não sobrecarregar o limite do PC. Futuramente teremos outros tutoriais para setar joysticks/manches, criar cenários, melhores adicionais e muito mais, afinal de contas, o nosso blog é a casa do Xplane! 

Lembrando que o último patch deverá estar aplicado para que as opções sejam as mesmas deste guia.

Para configurar as opções gráficas do Xplane 10, localize na barra superior, Settings e escolha Rendering Options




Vamos agora explicar as principais opções de optimização do simulador:

essas opções são as melhores que achei para a minha configuração atual: Intel Core I7, 6 Gb Ram, Windows 7, GPU Nvidia GTX570, Placa mãe Asus Sabertooth Z77

compress textures to save VRAM: geralmente deixo marcado, mesmo você tendo uma placa de vídeo (GPU) com boa memória, evitará os chamados gargalos de banda a troco de uma leve (e imperceptível) perda de qualidade em algumas texturas.

texture resolution: dependendo da memória da GPU, escolha a melhor qualidade (extreme res!). A diferença, ao contrário da opção anterior, é brutal, visto que em minimal as texturas vão se apresentar borradas e sem definição. Ganha-se performance em detrimento da qualidade da imagem.

framerate lock to monitor: semelhante ao LOCK do Flight Simulator, ele trava os frames de acordo com a sua escolha (geralmente deixo em do not lock). Vamos explicar rapidamente o que seria um frame: o olho humano tem a capacidade de processar 30 frames por segundo, ou seja, 30 imagens (diferentes ou não) por segundo. Quanto maior for esse número, mais suave a animação se tornará. Lembrando que uma animação nada mais é do que uma sequência de frames.


No simulador, esse processo não será diferente: o pc deverá processar pelo menos 30 imagens diferentes para que o "filme" não fique "engasgado". Digamos que até 20 frames/segundo se tem condições de voar. A partir do momento que você trava o framerate em 20, por exemplo, o seu computador terá a liberdade de escolher outras ações que não seja gerar quadros, desafogando assim o sistema. 

Programas como FRAPS (http://www.fraps.com/), por exemplo, podem medir a performance. No Xplane existe a opção de mostrar os frames sem a necessidade de programas alternativos, mas isso será discutido em outra oportunidade.

run full-screen at this resolution: Xplane rodará em tela cheia, aproveitando 100% da área do seu monitor e resolução.

screen resolution: quanto maior a resolução, melhor será a qualidade da imagem e mais pesado rodará o simulador. Obviamente que acima de 720p (1280x720 pixels), os serrilhados (jaggies) serão cada vez menores.

gamma: afetará na iluminação (níveis de preto), principalmente nos ambientes escuros, onde existe uma maior incidência de luz artificial. Não terá qualquer detrimento de performance.

draw view indicator: desenhará um cursor para orientar a posição frontal da cabine. Não terá qualquer detrimento de performance.

dim under high G-load or hypoxia: habilitará os efeitos de gravidade (efeito G), a tela ficará escura, simulando um desmaio ou mal estar do piloto, mediante manobras bruscas da aeronave. Não terá qualquer detrimento de performance.

draw hi-res planet texture from orbit: texturas de qualidade da superfície serão mostradas, mesmo que vistas do espaço (no caso você pilotando a Space Shuttle). O impacto nos frames é imperceptível.

runways follow terrains contours: as pistas dos aeroportos seguirão o relevo do cenário. Em alguns cenários baixados pela internet, desmarcar a opção talvez seja necessário. Não terá qualquer detrimento de performance.

draw forest fires and baloons: habilitará incêndios em florestas e a presença de balões no espaço aéreo. Não terá qualquer detrimento de performance.

draw birds and deer in nice weather: habilitará revoada de pássaros, simulando inclusive a colisão deles com a sua aeronave e os efeitos que poderão ocasionar. Não terá qualquer detrimento de performance.

draw aircraft carriers and frigates: habilitará a presença de porta-aviões e fragatas no litoral, permitindo assim pouso e decolagem dos mesmos. Não terá qualquer detrimento de performance.

draw Aurora Boreals: desenhará os lindos efeitos da Aurora Boreal a noite e nos lugares mais ao norte do planeta. Não terá qualquer detrimento de performance.

(todas as opções abaixo afetam em demasia na performance do Xplane)

number of trees: número de árvores do autogen. Na minha opinião, filled in já está de excelente tamanho.

number of objects: número de objetos do autogen. Lembrando que o Xplane gera, além de casas e edifícios, pequenos objetos como cercas, quintais, cadeiras, automóveis, postes e até coisas menores como churrasqueiras, bolas, brinquedos, etc, o que ocasionará mais processamento desnecessário. 

number of roads: quantidade de ruas, avenidas ou estradas que serão desenhadas, baseados nos dados do OSM (open street map). Particulamente deixo em tons, visto que em extreme "polui" muito o cenário fotoreal.

number of cars: número de carros circulando pela cidade. O impacto na performace é alto, selecionei Siberia Winter e o tráfego, na minha opinião,  está excelente.

world detail distance: a distância em que todos os objetos do cenário começam a ser desenhados. É bom ficar atento pois com muitas texturas na tela, poderão ocorrer os chamados "gargalos" de memória. Optei por high, o que já dá um bom "draw distance".

airport detail: nível de detalhes dos aeroportos. Dependendo do tamanho do terminal e nível de detalhamento, isso poderá ser um problema. Nos cenários do BR-X, teremos todo o cuidado para que não ocorram travamentos e possamos rodar os terminais com todos os detalhes possíveis.

shadow detail: qualidade das sombras. Impacto altíssimo na performance, visto que na última opção (global), o Xplane calcula as sombras de TODOS os objetos do cenário, inclusive em ambientes fechados. 

water relection detail: nível de reflexo da água. O impacto na performace é altíssimo. Na minha opinião os gráficos no medium diferem pouquíssimos do complete, porém a diferença de performance é absurda.

3D bump-maps: adiciona um aspecto tridimensional (profundidade) nas texturas dos objetos. Não terá qualquer detrimento de performance nas GPUs mais atuais.

gritty detail textures: adiciona um aspecto mais real das texturas dos objetos. Não terá qualquer detrimento de performance nas GPUs mais atuais.

draw volumetric fog: efeito de névoa será volumétrico, onde a densidade e a iluminação incidirá diretamente no efeito. Não terá qualquer detrimento de performance nas GPUs mais atuais.

draw per pixel lightning: a iluminação nos objetos ficará muito mais real, aplicando shaders sobre os mesmos. Não terá muito detrimento de performance nas GPUs mais atuais.

HDR rendering: aqui onde o Xplane 10 alça vôo perante a concorrência. Cada ponto de luz (postes, aeronaves, holofotes, casas, luzes dos veículos etc.) incidirá sobre os objetos do cenário, permitindo assim inúmeros pontos de sombra e iluminação, causando assim uma realidade visual absurda nos vôos noturnos. Um dos maiores "comedores" de performance no Xplane, mas acredite: vale a pena!

atmospheric scattering: objetos a longa distância são desenhados gradativamente quando se chega perto, evitando assim o chamado pop-up de objetos (edificações aparecendo de repente no cenário). Não terá qualquer detrimento de performance nas GPUs mais atuais.

HDR anti-aliasing: diminurá os serrilhados das sombras e objetos, FXAA post process já causa uma diferença absurda na qualidade e pouco se perde na performance, ao contrário de 4x SSAA quad render.

anisotropic-filter level: qualidade das texturas dos objetos a longa distância, deixando-as mais nítidas. Geralmente deixo em 16x já que não terá detrimento de performance nas GPUs mais atuais.

number of cloud puffs: apesar do enorme avanço devido aos últimos patches, as nuvens no Xplane ainda são as maiores devoradoras de frames do sistema. Deixo em 50% some, já que é o suficiente para desenhar um bom céu.

Com essas setagens, amigos, consigo uma performance superior a 45fps, mesmo com nuvens overcast e cenários do Rio de Janeiro ou Fortaleza, lotados de prédios e rodando a uma resolução de 1920x1080, ou seja, em FULL HD.

A engine do Xplane é simplesmente fantástica!



16 comentários:

  1. Excelente Cabral, um ótimo tutorial, foi de grande ajuda!!!

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  2. oi amigão vc poderia me dizer como escolher aeronave e girar os botões do piloto automatico do xp 10 to começando agora valeu abraço .

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  3. GOSTEI BASTANTE, FOI DE GRANDE VALIA, VC É UM BOM GAROTO, CONTINUE. SDS NEY

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  4. Bom dia,

    Comprei e instalei o X-plane 10, instalei e configurei no full, meu PC roda, porém nos aeroportos do Brasil nao aparece nada dos aeroportos graficamente, so pista e cidades, tenho que baixar aeroportos ou falta configurar algo no X-Plane 10?

    Se puder ajudar agradeço.

    cinsperande@gmail.com

    Obrigado,
    Cristiano

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  5. grande sacanagem que fizeram com esse jogo pois e muito dificil configurar o manche foi dinheiro gasto a toa, ja fiz de tudo mais o avião não sai do lugar

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  6. Boa tarde eu comprei o jogo há 6 meses, ja instalei, configurei os manches, mas os aeroportos nao aparecem nada direito, nao consigo visualizar direito na cabine os angulos, nos aeroportos so tem agua em volta da pista, ainda mais aquela mensagem de jogo que é de teste que tenho q deixar meu CD1 direto dentro do drive de DVD.....pode me ajudar o porque desses PORQUE"s??? fico no aguardo do amigo!!!!!!1 muito obrigado só uma observaçao, minha máquina é muito boa, nao srria o problema dela nao porque tenho outros simuladores e jogo todos com FULL de cenários....obrigado

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  7. Respondendo a pergunta do pessoal sobre os aeroportos brasileiros, já tem muitos aeroportos que podem ser baixados, principalmente no site x-plane.org, inclusive o de congonhas que não existia até pouco tempo, no site www.x-plane.org tem vários aeroportos brasileiros gratuitos. Outra opção tb é converter do FSX usando o software fs2xplane que é gratuito.
    Uso o x-plane e o FSX, depois que entendemos bem como o x-plane funciona, o FSX parece que veio da idade da pedra.

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  8. Companheiro, existe algum tutorial que ensine passo a passo as configurações e instalações dos plugins?

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  9. Tenta esse, me ajudou muito. http://youtu.be/b4fSNUJSveQ

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  10. Por favor, sou iniciante e não sei o que fiz que aparece agora uma msg para eu comprar a pro use key... mas só quero voltar ao que era antes pois uma chave dessas custa 700 dolares pelo vi. como fazer? o que eu configurei ou baixei que resultou nisso?
    .

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  11. no x plane 10, tenho a cada voo que configurar o joystick, a qualidade do cenario etc?. o meu x plane não está fixando esses dados.

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  12. Olá., xará tambem tenho o sobrenome Cabral., instalei o X PLANE 10 e não consegui configurar meus joysticks., Tenho um X 52 PRo da SAYTEK e um conjunto da GS sendo yoke coluna 737NG ,pedal e throotle e tambem um throotle da by fly do 737 que consigo usa-los e congigura-los tranquilamente no FSX e Fs2004 .
    Será que voce ou alguem poderia me dar uma força ,desinstalei e agora instalei o jogo de novo e estou procurando alguem que possa me ajudar

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  13. Olá., xará tambem tenho o sobrenome Cabral., instalei o X PLANE 10 e não consegui configurar meus joysticks., Tenho um X 52 PRo da SAYTEK e um conjunto da GS sendo yoke coluna 737NG ,pedal e throotle e tambem um throotle da by fly do 737 que consigo usa-los e congigura-los tranquilamente no FSX e Fs2004 .
    Será que voce ou alguem poderia me dar uma força ,desinstalei e agora instalei o jogo de novo e estou procurando alguem que possa me ajudar

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    1. Vc já tentou iniciar o jogo com o controle já conectado ao pc? Isso costuma funcionar, pois o game ao iniciar faz uma leitura de todos os hardwares que seu computador tem disponível para o jogo.

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  14. Boa tarde amigos. Preciso saber qual o comando que vai passando as telas seguintes por uma tecla só. Ja fiz anteriormente mas nao me lembro mais. Coloquei um comando unico no joystic e mudava as telas em sequencia, Alguem pode me ajudar? Obrigado.

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